Transforme o banho em um SPA caseiro!

banho

Depois de um dia estressante, tudo que a gente quer é chegar em casa, tomar um banho e se enfiar na cama.
Claro que se houvesse um spa completo no banheiro, as perspectivas seriam bem mais animadoras.
Mas, embora esse seja um luxo para poucas ocasiões, veja como transformar o banho do dia a dia em um relaxante e revitalizante mini spa.

 

DURANTE O BANHO…

O banho é um ótimo momento do dia para cuidar da pele e do corpo, mas alguns cuidados devem ser tomados. A água quente, por exemplo, é um grande inimigo da saúde e da beleza da pele, pois remove o manto lipídico que nós produzimos naturalmente, causando ressecamento. Quem tem pele seca e histórico de eczemas deve evitar ficar muito no banho quente.

O uso exagerado de sabonetes também irrita a pele pelo mesmo motivo. Quando nos ensaboamos demais, o efeito detergente do sabonete leva embora a gordura que naturalmente fica sobre a pele. Para evitar irritações, limite-se a ensaboar as axilas, a virilha e os pés.

Apesar disso, o banho quente também traz vantagens para quem quer tratar a pele em casa. Recomenda-se que esfoliações sejam feitas durante o banho, pois a pele está mais macia. Banhos com ervas aromáticas podem ser feitos em casa e fazer uso de óleos essenciais que, além de hidratar a pele, ajudam a influenciar o humor com seus aromas e perfumes. No chuveiro, os óleos podem ser aplicados sobre a pele.

 

1banho

 

DEPOIS DO BANHO…

Um dos grandes benefícios do banho é o vapor, que transforma o banheiro em uma versão light de sauna. Com isso, a pele fica mais permeável e maleável. Além dos poros ficarem dilatados, os vasos sanguíneos também são expandidos pelo calor e ficam mais receptivos às substâncias que aplicamos na pele.

Depois do banho, a pele mantém essa permeabilidade por cerca de 3 minutos, tempo de sobra para aplicar um hidratante ou óleo corporal. Aproveitando a aplicação do creme, uma boa ideia é fazer movimentos suaves que reproduzem o efeito de drenagem linfática. Para isso, pressione a pele com as mãos, levando-as em direção aos gânglios linfáticos que ficam na virilha, nas axilas e abaixo das orelhas.

O calor também é anti-inflamatório e relaxante, por isso é uma boa solução para os dias em que os ombros e as costas estão tensos. Massagens e alongamentos durante e logo depois da exposição ao vapor podem ser bastante benéficos, mas sempre com moderação para não se lesionar com a intensidade dos movimentos.

É importante ressaltar que pessoas com tendências a manchas, melasma, rosácea e outros problemas de pele não devem ficar muito tempo no vapor e no calor, pois a vasodilatação acentua os sintomas.

 

auto drenagem linfática

 

 

Fonte: delas.ig.com.br

Tainá De Lucca
Siga-me

Tainá De Lucca

Maquiadora e Esteticista em Tainá De Lucca
Olá, me chamo Tainá e sou apaixonada por Estética & Beleza. Estou cursando o último ano de Estética e Cosmética e então resolvi criar um site para divulgar meus trabalhos e conhecimentos na área.
Tainá De Lucca
Siga-me