Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

cansaço

Estar cansado o tempo todo é a reclamação de muita gente. Claro, dormir bem é fundamental, mas esse nem sempre é o motivo do cansaço.

Se você está se sentindo cansada, e já tomou medidas para dormir bem, conheça mais algumas causas prováveis do cansaço e veja se você não se enquadra em nenhuma delas. Não seria nada mau voltar a ter mais energia, não é? Vamos lá!

 

  • Desidratação

Estudos mostram essa como a causa mais comum do cansaço. A região do cérebro que cuida da hidratação envia mensagens para o corpo de alteração de humor, irritação e cansaço assim que começa a faltar água no corpo.

O melhor líquido para beber, é claro, é a água pura. Tenha água perto de você sempre disponivel para beber. Esqueça a regra dos “8 copos por dia”: cada pessoa tem as suas necessidades, dependendo do clima, atividada física, etc. Uma regra melhor é olhar a cor da sua urina: se estiver um amarelo muito forte é por que você poderia estar bebendo mais água.

desidratação

 

  • Deficiência de B12

Seu corpo precisa da vitamina B12 para fabricar os glóbulos vermelhos e manter os neurônios funcionando bem. A deficiência dessa vitamina diminui a quantidade de oxigênio transportado, e deixa você com aquela sensação de “dormindo com os olhos abertos”.

Se seu cansaço está acompanhado de esquecimento, pernas inquietas ou formigamentos, a falta de B12 é uma das causas prováveis.

deficiência de B12

 

  • Sobrecarga e Stress

Normalmente, o cortisol (“hormônio do stress”) fica mais alto pela manhã e vai diminuindo até ficar baixo à noite, ajudando você a manter um ritmo ideal de trabalho e descanso. Entretanto, o stress do dia pode prolongar os níveis altos de cortisol no sangue, causando problemas de sono à noite e, por consequência, cansaço pela manhã. Cansada, você fica ainda mais sensível ao stress no dia seguinte, causando um ciclo vicioso.

Mas há formas de controlar o stress. Nem sempre é possível controlar as fontes (chefe, trânsito, etc), mas sempre é possível mudar a forma com que você reaje à elas.

Frustrated Woman at Computer With Stack of Paper

 

  • Níveis de Ferro baixos (ou muito altos)

Muita gente sabe que um dos principais sintomas da anemia é o cansaço. Baixos níveis de ferro geram células sanguíneas com menor capacidade de transporte de oxigênio. O que nem todo mundo sabe é que muito ferro no sangue (aliado a fatores genéticos) também pode causar problemas. Seu corpo utiliza muita energia para se livrar do excesso; e isso também causa fadiga.

Inclua na sua alimentação alimentos ricos em ferro (espinafre e suco verde são boas pedidas). Se optar pela suplementação, cuidado para não exagerar.

níveis de ferro

 

  • Falta de Exercício Físico

Especialmente quando combinado com o stress, o estilo de vida sedentário rapidamente drena toda a sua reserva de energia. Como vimos no item stress acima, ele aumenta o seu cortisol, e é justamente a atividade física que ajuda a eliminar esse cortisol. Mas se você não se exercita, sobra muito cortisol (e energia) para a noite, atrapalhando seu sono, e colocando-a no mesmo ciclo de cansaço e falta de energia.

O que fazer você já sabe, não é? Existem muitas formas de entrar em forma, basta começar!

falta de exercício físico

 

  • Excesso de Exercício Físico

Por outro lado, se você está se esforçando demais todos os dias com treinamentos pesados, o cansaço e problemas de sono podem ser sinais que você está exagerando. Isso acontece principalmente com treinamentos de resistência como ciclismo e corridas longas. Assim como no stress, atividades de longa duração também aumentam o cortisol no sangue.

É necessário encontrar um equilíbrio. Se você acha que o excesso de atividade é seu caso, procure descansar por alguns dias. Depois, volte à rotina de forma mais leve, acresentando gradualmente semana a semana.

Tired spinning senior woman

 

  • Infecção do Trato Urinário

Cerca de metade das mulheres diagnosticadas com infecção urinária reclamavam também de cansaço e indisposição generalizada. Essa estatística fica ainda maior para mulheres acima dos 40. O cansaço é uma resposta do corpo ao direcionar energias para combater a infecção.

Se você suspeita de infecção urinária, consulte um médico, pois somente ele pode prescrever os antibióticos que vão combater a bactéria com mais rapidez. Todos seus sintomas (incluindo cansaço) devem desaparecer em 10 dias após o fim do tratamento.

infecção do trato urinário

 

  • Doença Cardíaca

Infelizmente essa é uma hipótese que não pode ser descartada. Estudos mostram que metade das mulheres que tiveram ataques cardíacos se sentiam muito cansadas nas semanas anteriores ao ataque. Falta de fôlego exagerada ao se exercitar ou subir escadas são alertas importantes: artérias bloqueadas fazem que o oxigênio seja insuficiente nos tecidos, por isso o cansaço.

Se suspeitar, claro, vá ao médico. Isso é especialmente importante se os sintomas estiverem acompanhados de dores no peito, ansiedade e dificuldades de concentração.

doença cardíaca

 

 

E você?  Se sente cansada?

Se sim, sempre vale a pena investigar — ninguém merece passar os dias cansada e sem energia!

 

 

Fonte: belezaesaude.com

Tainá De Lucca
Siga-me

Tainá De Lucca

Maquiadora e Esteticista em Tainá De Lucca
Olá, me chamo Tainá e sou apaixonada por Estética & Beleza. Estou cursando o último ano de Estética e Cosmética e então resolvi criar um site para divulgar meus trabalhos e conhecimentos na área.
Tainá De Lucca
Siga-me