7 Produtos Indispensáveis para o Inverno!

frio e pele

[dropcap style=”color: #308787;”] B [/dropcap]asta a temperatura da água do chuveiro subir para que a pele comece a dar sinais de ressecamento (banhos quentes removem a oleosidade natural).

O clima mais seco e o vento frio favorecem a perda de umidade do corpo. No inverno, a ingestão de água também cai, e isso acaba interferindo na textura da pele, mãos, corpo, lábios e cabelo.

Confira os produtos indispensáveis para manter sua pele saudável nessa época.

 

1- HIDRATANTE LABIAL

Hidratar os lábios no inverno é necessário para mantê-los saudáveis.
Segundo especialistas, a pele dos lábios perde dez vezes mais umidade do que a de outras partes do corpo. Para ajudar na hidratação, use os lip balms, produzidos a partir de manteiga vegetal e cera de abelha, que ajudam a hidratar e cicatrizar feridas. Os lip balms criam uma camada protetora sobre os lábios, protegendo-os das agressões do clima. Para um melhor resultado, utilize-o de hora em hora.
Os hidratante labiais também são excelentes, isso porque eles costumam vir com proteção solar, hidratando e protegendo os lábios ao mesmo tempo.

lip balm frio
(Lip Balm)

 

2- CREME PARA MÃOS

Com temperaturas mais baixas, as mãos já ficam mais ásperas, ressecadas, podendo muitas vezes surgir rachaduras e até pequenos cortes. A pele da mão está em grande contato com substâncias que podem ressecá-las, e isso tende a se agravar no inverno. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nessa estação para que elas continuem sempre macias. Na época de frio, as mãos devem ser hidratadas várias vezes ao dia.
O filtro solar é fundamental mesmo no inverno para prevenir o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis. Seu uso nas mãos deve ser diário e após ser aplicado o hidratante.

creme para as mãos

 

 

3- HIDRATAÇÃO FACIAL

No frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que causa a falta de lubricidade natural da pele. Durante o inverno, use as  espumas de limpeza, que são menos agressivas.
Água termal é uma boa pedida. Borrife o produto ao longo do dia. Ele vai manter a hidratação e ainda nutrir a pele do rosto.

Para quem luta contra a oleosidade do rosto e tem medo de apostar na hidratação, uma dica: existem hidratantes faciais que são oil-free, ou seja, hidratam sem excesso de óleo e com componentes que não provocam acne ou oleosidade extra. Aplique o hidratante facial logo após lavar o rosto, pois os poros estão mais dilatados, facilitando a penetração dos princípios ativos dos produtos.

Girl with clay facial mask.

 

 

4- HIDRATAÇÃO CORPORAL

No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.  A hidratação corporal é indispensável. As chamadas manteigas corporais são mais eficientes para essa época.

hidratação corporal

 

5- SABONETE PARA BANHO

Os hidratantes de banho podem minimizar o sofrimento de enfrentar o frio para passar os cremes. Feitos para usar com a pele ainda molhada, sem enxaguar, são rapidamente absorvidos. São muito práticos no inverno, pois a aplicação é rápida. Mas eles formam um filme protetor para reter a água, assim eles impedem também uma posterior penetração dos demais cosméticos. Portanto, se a pele está carente de água, é importante hidratar para depois fazer a manutenção com os hidratantes de banho.

“Quem tem a pele seca deve evitar este tipo de produto. Nesses casos é necessária uma hidratação ativa, que será feita através da ingestão de água e de uma alimentação equilibrada. Além dos hidratantes comuns, utilizados após o banho, que possuam alto poder de penetração.”

sabonete para banho

 

 

6- ÓLEO CORPORAL

O óleo corporal tem baixo poder de hidratação, porém ele ajuda muito nessa época. Suas partículas são muito grandes e não conseguem penetrar na pele, formando um filme. A água perdida pelos poros durante o dia não atravessa completamente esse filme e fica retida na pele. Essa é uma forma de hidratação secundária. O óleo, por formar esta película de proteção na pele, mantém hidratadas aquelas peles que já são. Se a pele estiver ressecada, é indispensável a hidratação por meio da alimentação, ingestão de água e aplicação de cremes que possuam ativos hidratantes ou nutritivos.

óleo corporal

 

 

7- MÁSCARA CAPILAR

O cabelo também sofre com o frio. As altas temperaturas da água no banho retiram todo o óleo do couro cabeludo, deixando os fios desidratados. Já em alguns casos, o organismo entende que, com a ausência de oleosidade, ele precisa produzir mais, deixando os cabelos mais oleosos. Por isso, é importante que os cabelos sejam lavados com água morna e que o secador seja usado sempre em parceria com um creme termoativado, que vai formar uma película protetora para proteger os fios.
Fazer hidratações semanais nessa época ajudam a manter os fios saudáveis e hidratados.

máscara capilar

 

Viram a importância da hidratação para o Inverno?
Pois então, hidrate-se bastante, tanto externa como internamente, e curta o friozinho!
😉

 

 

Fonte: belezaesaude.com

Tainá De Lucca
Siga-me

Tainá De Lucca

Maquiadora e Esteticista em Tainá De Lucca
Olá, me chamo Tainá e sou apaixonada por Estética & Beleza. Estou cursando o último ano de Estética e Cosmética e então resolvi criar um site para divulgar meus trabalhos e conhecimentos na área.
Tainá De Lucca
Siga-me